Seja Bem-vindo

BLOG INFORMATIVO

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

UM NOVO ANO PARA CONTINUAR A LUTA

O dia é 06 de janeiro de 2011, nenhuma das promessas dos gerenciamentos municipais, estaduais e federal foram cumpridas, os desabrigados das enchentes, de 18 de junho de 2010, ainda estão sem teto e sofrendo todo tipo de humilhações.

Em Alagoas, as cidades que foram atingidas pela fúria das águas, centenas de famílias continuam morando em barracas ou em casa de parentes. Durante o período pós-enchente, militantes de diversos movimentos populares se uniram em um comitê de ajuda percorrendo algumas das cidades atingidas e procurando ajudar as massas. Branquinha, União dos Palmares e Murici foram visitadas pelos membros do comitê.

Murici, situada a 30 Km de Maceió, feudo da oligarquia Calheiros, a princípio o prefeito, na época, Renan Calheiros Filho garantiu 2.000 casas até dezembro de 2010. Algumas bases foram assentadas, mas depois das eleições tudo parou e agora, na atual gestão, com o prefeito Remi Calheiros (irmão de Renan Calheiros - Senador) volta a passos lentos.

Branquinha, cidade de cerca de 10 mil habitantes da zona da mata alagoana, foi praticamente destruída pela enchente e a maioria das pessoas perderam suas casas, além de escolas, o único posto médico da cidade e todo o comércio. As Forças Armadas cederam centenas de barracas, alegando que caso as casas não ficassem prontas até o fim do ano, estas podiam durar até 3 anos. Isso em junho de 2010, porém em janeiro de 2011 estas mesmas barracas já estão se estragando e as casas ainda não foram feitas. Perceba a mentira, uma barraca dita para durar 3 anos rendeu apenas 6 meses.

União dos Palmares, cidade pólo da zona da mata alagoana, habitat de dominação feudal do ex-Governador Manoel Gomes de Barros, o prefeito títere Areski de Freitas afirmou em diversos veículos comunicativos da região que até o fim do ano teria no mínimo 1.500 casas populares erguidas, mas até agora nada.

Outra cidade que recentemente o comitê teve aceso aos acontecimentos foi Santana do Mundaú, pequena cidade do interior alagoano que se fez conhecida pela grande produtividade de laranja lima. Também foi arrasada pela enchente. Porém, a que tudo indica, esta parece ser a cidade onde a população esta mais conscientizada da luta pela moradia e vem dando mostras de sua combatividade. Se recusando a sair das escolas, como a PM e as prefeituras obrigaram em outras cidades, realizando protestos massivos e não se deixando enganar pelas falsas promessas dos gerenciamentos do velho Estado.

A única cidade onde tudo parece estar correndo de acordo com o prometido é a de Rio Largo, mas também tem uma questão, será por que o conjunto habitacional Luiz Inácio LULA da Silva fica na entrada da capital alagoana (Maceió) e em frente ao único aeroporto do Estado, propaganda política ou competência?

Em cada uma dessas cidades a cima o povo, a seu modo e a seu tempo, já deu e vem dando mostras de combatividade contra as injustiças perpetradas pelo velho Estado feudal de Alagoas e as medidas de militarização fascista do governo federal. O povo queima pneus, fecha rodovias, realizam passeatas, panfletagens e fazem as classes dominantes estremecer.

Abaixo as Falsas Promessas do velho Estado!
Viva a Luta Combativa dos Desabrigados em Alagoas!

2 comentários:

Junior Pentecoste disse...

O BLOG DO JUNIOR, ESTÁ SOLIDÁRIO AO POVO DE ALAGOAS E AO BLOG BOCA DE CAÊRA, QUE VEM DEFENDENDO ESTA LUTA CONSTANTE CONTRA AS FALSAS PROMESAS DO VELHO ESTADO E SEUS POLITIQUEIROS.

BOCA, ESTÁ NO BLOG DO JUNIOR, ASSIM AJUDO A DIVULGAR O QUE ESTE POVO SOFRIDO ESTÁ PASSANDO, ENQUANTO TEM MUITOS AÍ, "QUE TÂO NEM AÍ..."

ABRAÇO

Boca de Caêra disse...

Nós agradecemos, sempre que alguém se dispõe a colaborar para uma causa justa.

Fique a vontade para postar qualquer matéria. Este espaço existe para democratizar a informação.