Seja Bem-vindo

BLOG INFORMATIVO

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MORDAÇAS DO SÉCULO XXI

Estado brasileiro cria novas formas para continuar a censurar a liberdade de expressão.

Os acontecimentos
Nanal Morto

Em março de 2010, o blog Boca de Caêra, foi o primeiro a publicar a nota da Liga dos Camponeses Pobres – Nordeste, denunciando o assassinato do camponês Ronaldo, conhecido como “Nanal”, na cidade de Lagoa dos Gatos-PE, a mando do deputado federal Eduardo da Fonte.


O deputado era dono da fazenda Perí-perí, situada em Lagoa dos gatos-PE, onde várias famílias camponesas moravam e produziam a algum tempo, e o camponês, Nanal, apenas prestava apoio a ocupação. Nanal era um pequeno proprietário, trabalhava vendendo leite pelos povoados da região e sempre que podia doava alguns litros para os camponeses acampados em Perí-perí.

O trabalhador foi assassinado covardemente, por pistoleiros a mando do deputado, enquanto trabalhava.

Logo após a publicação desta nota a advogada Dra. Marilene Carneiro Matos, defensora do deputado, enviou um email para o blog Boca de Caêra primeiro para dizer que o seu cliente não era herdeiro da fazenda Perí-perí, segundo para negar qualquer envolvimento do mesmo no assassinato do camponês e por último solicitou com a “devida urgência” que a nota fosse retirada da rede.

Se as acusações não eram verdadeiras, como afirmava a advogada, então porque o medo de que elas fossem divulgadas? Considerando a hipótese, falsificada do deputado, se por um acaso as acusações fossem falsas, que não eram e nem são, a justiça de certo saberia julgar a favor da verdade, ou não? Então, porque o deputado nunca moveu nenhuma ação nem contra a LCP nem contra o blog Boca de Caêra ou contra as outras tantas páginas que publicaram a mesma nota?

As perseguições

Os principais perseguidores dos blogueiros brasileiros

Mas, o deputado federal Eduardo da Fonte e seus coleguinhas de congresso sabem se vingar, pois já que são eles que fazem as leis que regem este país, então se valem de tal poder para perseguir aqueles que o desmascaram. Em outubro de 2010, o excelentíssimo deputado em questão, apresentou ao Congresso Nacional o projeto de lei Nº 7311/10, que prevê punição para os blogueiros que não se identificarem na internet. A lei, se aprovada, obrigará os blogueiros a colocar seus dados pessoais e contatos para possíveis reclamações ou processos judiciais.


Outro deputado, Gerson Peres, não ficou atrás, apresentou o projeto de lei Nº 7131/10, que prevê multa que variam de R$ 5.000,00 a R$ 50.000,00 para os blogueiros que permitirem comentários “Anônimos” em seus blogs. O deputado argumenta que se ninguém sabe quem é o verdadeiro autor, o moderador do blog deve ser punido. O cômico é que o Gerson Peres além de advogado também é jornalista.

Estes senhores tem muito incomum, além de pertencerem ao mesmo partido (PP), ambos são grandes latifundiários no nordeste e no norte brasileiro, por isso se completam tanto um ao outro na perseguição política a um dos poucos espaços, ainda, democráticos no nosso país, que são os blogs.

Neste início de ano, 2011, publicamos uma matéria intitulada como A Face da Verdade. Nesta reafirmamos que a identidade de quem faz a denúncia é secundária a veracidade dos fatos.

O problema destes senhores não são os blogs nem os blogueiros, mas as verdades que estes denunciam. Eles precisam liquidar estes que tanto os incomodam, eles precisam acabar com os blogs que realizam denuncias, para que aprendam que numa sociedade burguesa a verdade é algo profano e pode levar a morte.

Nenhum comentário: