Seja Bem-vindo

BLOG INFORMATIVO

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A CHACINA DOS INDIGENTES - PARTE 2

Em 2009 escrevi uma postagem para o antigo blog BOCA DE CAÊRA, intitulada “A Chacina dos Indigentes”, que denunciava os crimes de assassinatos contra os moradores das ruas de Maceió, infelizmente na transição pra esta nova atualização do blog o documento perdeu-se, havia imprimido várias cópias, que inclusive uma socióloga utilizou em uma de suas aulas, mas com as enchentes de junho de 2010 só alguns poucos textos do antigo blog salvaram-se e A Chacina dos Indigentes não foi um deles.

Não precisa ser nenhum intelectual renomado ou diplomata da Esplanada dos ministérios para concluir que todas estas mortes de moradores de Rua em Alagoas é obra das polícias, dos guardas municipais, dos vigilantes particulares de empresas privadas, dos Playboys e daqueles milicianos, que estão na moda, os vigilantes motorizados. Claro, existe um grande interesse em cima dessas mortes, além de sádicas e fascistas, elas servem para “limpar as ruas”. Este é o termo criminoso que os responsáveis pela segurança pública utilizam, com muita freqüência, para se referir a liquidação da marginalidade, porém nem todos que estão nas ruas são marginais, pois existem famílias inteiras vivendo nesta situação degradante.

Os motivos são os mesmos, o dono da loja que não quer ver mendigos em sua porta, guardas noturnos praticando tiro ao alvo ou playboys embriagados. Os verdadeiros marginais estão por trás dos gabinetes civis e militares, estão engravatados, com honras ao mérito, estrelas de todos os tamanhos e modelos no peito, matando aqueles que para a sociedade já não possuem mais vida social.

Há anos essa nação esquecida tem feito das calçadas da sede do poder estadual alagoano, o palácio dos Martírios, que agora é um museu, sua morada. Com a nova sede do governo, palácio da República dos Palmares, acontece a mesma coisa que antes. Centenas de moradores de rua, que em sua maioria são jovens, alguns dependentes do vício da cola de sapateiro, mas todos perambulam ao lado do símbolo de todo poder do estado, enquanto os “representantes do povo” parecem se quer perceber ou fingem que não vêm, pois é impossível não ver.

Companheiros, não se deixem enganar com o alarme da mídia burguesa e o cacarejado demagogo dos representantes governamentais, pois tudo isso só acontece justamente por causa deles. Uma sociedade que exclui, discrimina e mata todos que não atendem suas expectativas de existência social capitalista. Se há pessoas morando pelas ruas pode ter certeza que não por vontade própria. O desemprego, a fome, a prostituição e as drogas fazem da sociedade um mar de miséria, por isso o que essa gente precisa não é só de um prato de sopa, mas de serem respeitadas como seres humanos que são.

Um comentário:

Boca de Caêra disse...

Companheiro, obrigado pela colaboração ao nosso espaço. E sua opinião sempre será muito bem vinda.

Realmente esta sua proposta tem fundamento, mas soluciona apenas uma parte pequena do todo que marca a chacina dos indigentes. Porém sua postura é justa e verdadeira, por isso merece respeito. E sim, concordo com sua proposta.

Obrigado mais uma vez.