Seja Bem-vindo

BLOG INFORMATIVO

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CRÍTICA A FALSIFICAÇÃO ALEGÓRICA DE GEORGE ORWELL


A todos que admiram George Orwell, antes de tudo me desculpem. Mas, Revolução dos Bichos é uma obra que induz ao conformismo e a deixar tudo como está. Pois na idéia de George Orwell, não existe esperança para humanidade e nunca vai existir justiça nem igualdade para as pessoas, e isso é fazer com que todos aceitem as opressões deste sistema, porque um escritor, conservador de merda, gastou rios de tintas e pilhas de papeis para escrever um punhado de inverdades.

Companheiros, creio que vocês são bem capazes de imaginar as mais horríveis torturas que milhares de brasileiros e outras pessoas por todo o mundo que sofreram em nome de uma sociedade melhor. E o que sustentou esta firmeza, mesmo com choques, cortes, chicotadas, estupros, unhas arrancadas e assassinatos brutais? Digo, foi a esperança de que outros continuariam a lutar. Lênin e seus camaradas mostraram que a ideologia do proletariado realmente poderia ser colocada em prática, e a Revolução Bolchevique, foi um marco para a história dos que se dizem ao lado do povo em todo o mundo. A esperança é o que se tem de mais forte em um revolucionário, e mesmo que morra ela continua a pairar sobre outros tantos.

Gostaria de falar sobre o livro em questão, mas quero ser franco, porque se ele fala sobre a Revolução Russa, então será revendo esta que iremos desmentir tal obra. Pra início, o que Orwell fez na vida além de mentir e sujar o nome dos bravos chefes do proletariado? Nem Lênin nem tão pouco Stalin foram porcos, Trotsky pode até ser considerado como um, assim como o próprio Orwell. Leon Trotsky sempre foi contra a idéia de uma revolução na Rússia, tanto é que ele foi um dos fundadores do Partido Menchenvique junto com, outro renegado do marxismo, Martov. A Revolução Russa passou por três períodos antes de triunfar: em 1905, com a chacina conhecida pela história como “Domingo Sangrento”, onde milhares de operários foram mortos numa manifestação pacífica organizada pela igreja católica em frente ao palácio do Czar Nicolau III; em março de 1917 a burguesia russa realiza o que ficou marcado como “A Revolução Branca”, os Mechenviques a apóiam e passam a defender a idéia de dualidade de poderes entre a burguesia e o proletariado, é quando Lênin afirma: “Fora o poder tudo é ilusão!”, que ou os trabalhadores tomavam o poder ou continuariam a viver sob o julgo da opressão capitalista, que só com o socialismo e depois com o comunismo a sociedade seria justa para todos, e só a classe proletária poderia fazer esta tarefa; Então, em outubro de 1917, em plena primeira guerra mundial, nasce o primeiro país socialista da face da terra, com a Revolução Vermelha, a primeira vez na história que um grupo de miseráveis toma o poder. Visto que os bolcheviques triunfaram, Trotsky abandona os mencheviques e jura fidelidade ao PCR(b). A esperança toma todos os autênticos comunistas do mundo, e estes sofrem represálias fortíssimas, ou vocês não sabem nossa história?

Alguns leigos, que além de não conhecerem e não estudarem a história, afirmam que na Revolução Russa morreu mais gente do que na segunda guerra mundial, que foi a mais sangrenta de todos os tempos. Esta é uma questão que tem que ser rebatida. Sim, morreu muita gente, muito sangue russo foi derramado. Mas, por quê? Porque, quando o Partido Comunista da Rússia (bolchevique) triunfou, os países capitalistas decidiram parar a guerra imperialista e se dedicarem a aniquilar o mal maior, o Comunismo. 25 países invadiram a, então recente, União das Republicas Socialistas Soviéticas. Lênin junto ao povo orquestraram o que se chamou de Comunismo de Guerra, onde todo o povo se lançou numa batalha cruenta para expulsar os invasores que tentavam retomar o poder para a burguesia, estas invasões forma responsáveis pelas milhares de vidas ceifadas e não o socialismo.

Trotsky se tornou membro do Partido Comunista e chefe do Exercito Vermelho. Porém, após denuncias vindas dos próprios soldados vermelhos, ele teria se corrompido às tropas invasoras e comandava o Exercito Vermelho para o extermínio, abandonando os soldados em lugares de domínio estrangeiro, negando munições, comida e armas para as frentes de batalha. Então, Trotsky foi expulso do Exercito Vermelho e em seguida do partido. Depois em 1919, houve um atentado, supostamente comandado pelos alemães ao governo soviético, e Trotsky foi acusado de ter participado da ação. Ele foi expulso da URSS através de um referendo popular, procurou abrigo na Polônia e lá os sindicatos realizaram uma greve geral pedindo sua extradição, depois se abrigou no México sob a proteção da CIA, principais inimigos da URSS, e lá neste abrigo ele foi assassinado com uma picaretada na cabeça.

Após o 20º congresso do PCUS, quando Krushov renegou todos os pilares do socialismo, defendendo as três pacificas e os dois todos, onde defendia que, por razão da iminência de uma guerra atômica mundial, os comunistas deviam existir de forma pacifica, lutar de forma pacifica e participar da política burguesa, sendo que o partido seria de todas as classes e o estado também, negando a ideologia do proletariado e sua gerência orgânica onde o partido apoiado pelas frentes populares (movimentos, sindicatos e associações) era quem comandaria o poder da ditadura de muitos contra poucos, expondo uma Nova Democracia, em que apenas a classe trabalhadora que é maioria decidia os rumos da sociedade, diferente da sociedade em que vivemos.

Mao Tsetung foi o único que rebateu o revisionismo podre de Krushov. A princípio em cartas secretas, depois, visto que a podridão covarde havia se abatido na URSS com a confirmação do programa de retroação capitalista A Perestroíka, Mao, publicou este combate intelectual no periódico Pequim Informa, documento conhecido como As Cartas Chinesas.

Outras mentiras deslavadas são despejadas todos os dias contras aqueles que ousam destruir esta sociedade de exploração e miséria. Mas, continuamos na luta. Alguns são torturados outros brutalmente assassinados, mas a gente continua na luta, até a vitória final. E não vai ser um escritor de merda com ideologias vazias que vai fazer a história de séculos de luta do proletariado mundial vai acabar. Vamos tomar terras, vamos fazer greves, vamos pichar muros, vamos tomar cidades, vamos tomar o poder.

Desculpem-me, mas sua postagem elogios à obra podre de Jorge Orwell são de cunho criminosas contra a luta dos povos do Brasil e do mundo. Ou vocês acham que todos que lutam por ideal de justiça são como porcos? Porcos são os que criminalizam as lutas do povo, o justo direito das massas se rebelarem e de almejarem destruir este velho estado. Ou será que o pessimismo e o ceticismo se apossaram de você? Será que você pensa como Orwell, que a sociedade esta condenada a viver nesta desgraça? Orwell é um renegado, falsificador da história e da filosofia de luta. Dizer que o mundo não tem solução, porque toda a humanidade esta condenada a indiferença e ao individualismo, é se acomodar e fortalecer a sociedade preconceituosa e fascista presente.

“Que as classes dominantes tremam à idéia de uma revolução comunista! Os proletários nada têm a perder nela a não ser suas cadeias. Têm um mundo a ganhar.” (Manifesto do Partido Comunista – 1872, Karl Marx e Friedrich Engels)

“Fora o poder tudo é ilusão!” (Lênin)

“Só quem investiga tem direito a palavra.” (Mao Tsetung)

Sugestões:

LIVROS
·         Manifesto do Partido Comunista – Marx e Engels
·         A História do Partido Comunista da Rússia (bolchevique) – Comitê Central do PCUS
·         O que fazer? – Lênin
·         O Estado e a Revolução – Lênin
·         As Cartas Chinesas: A batalha ideológica que o Brasil não viu – Mao Tsetung versus Krushov
·         Os Subterrâneos da Liberdade – Jorge Amado

FILMES
·         LAMARCA
·         DIÁRIO DE MOTOCICLETA
·         CHE: 1 e 2
·         SPARTACUS
·         CABRA CEGA
·         CABRA MARCADO PARA MORRER
·         CHOVE SOBRE SANTIAGO
·         ESTADO DE SÍTIO
·         BATALHA DA ARGEL

19 comentários:

Jefferson Soares disse...

Salário de Dilma passará de 11 para 28 mil. Porque o PCR não se pronuncia?
RE: Porque apoiou a eleger a "candidata que luta pelos trabalhadores". A senhorita Dilma Roussef, que terá um 2011 próspero e cheio da grana! Grana que, aliás, é dinheiro do povo, que ela e seus amigos do PT cordialmente roubam do trabalhador.

Boca de Caêra disse...

Sr. Zé da Silva, vossa senhoria soube me insultar com todas as palavras, pelo menos assim entendi, que o senhor está insinuando que nós somos do PCR. Olhe, me enoja tal afirmação, pois não pertenço a certos movimentos vendidos de merda e muito menos apoio militantes que não investigam antes de acusar, procure ler as coisas antes de acusar os outros!

Sobre estes aumentos, também sou extremamente contra. Isto prova que Nem Dilma nem PT sao nem nunca defenderam os interesses do povo brasileiro.

Sobre o texto, defender a ideologia proletária é dever de todo revolucionário sério. Assim como apontar os traidores, oportunistas e falsificadores da história.

Posso ter entendido errado, mas para esclarecer mais uma vez eu não somos da corja podre do PCR, somos revolucionários autênticos.

Jefferson Soares disse...

Calma... Não insinuei que vocês são do PCR, é que eu coloquei este post em vários blogs que eu admiro, como o de vocês. Por saber que vocês sabem o que realmente é o PCR, coloquei essa indagação no post.
Acompanho Boca de Caêra há algum tempo. E é tempo suficiente pra saber que vocês defendem movimentos sérios, assim como o ótimo jornal AND. E que vocês reivindicam o maoísmo como ideologia.
Pra reafirmar, em nenhum momento achei que vocês fossem da turma do PCR, pelo contrário, admiro muito o blog e o conteúdo dos artigos.
Desculpe o mal entendido.

Boca de Caêra disse...

Zé da Silva, queira nos desculpar, pois, como afirmamos a cima, entendemos de forma errada o seu comentário.

Nossas mais sinceras desculpas, espero que este mal entendido não rache nossa unidade de luta contra o oportunismo eleitoreiro e pela revolução em nosso país.

Para nós é uma honra ter leitores como vc, obrigado e mais uma vez desculpas.

Saudações combativas e revolucionárias!

Anônimo disse...

Acredito que Orwell quis mostrar que humanos podem ser comparados a porcos pois estão sujeitos a serem corrompidos, ou seja a sociedade tem pessoas que querem viver em igualdade e outras preferem a tirania (ser tiranos). Todas as nações que tentaram viver em igualdade não vivem bem, exemplo da Venezuela com Chavez no poder banindo a liberdade de expressão, e Cuba com Fidel vivendo na miséria, e a China a grande potência com seus sub-escravos? De fora tudo é lindo e o ideal também, mas sinceramente viver numa sociedade onde tudo é 'igualitário' para todos, é uma grande utopia, pois enquanto o povo vive dividindo a miséria com seus ideais os grandes ditadores por trás vivem como reis dividindo o lucro e alienando o povo. A gente não pode viver na ideologia do socialismo querendo dividir o pouco e trabalhando como escravos, nós temos sim que exigir nossos direitos e educação para o País progredir.

Boca de Caêra disse...

Olha não sei em que livro vc leu, companheiro anônimo, que diz que existe socialismo na Venezuela de Chavez, que Cuba foi ou é socialista e por ainda, que a China de hoje continua sendo socialista.

Sim, o governo de Chavez é opressor. Sim, o governo de Cuba é uma ditadura cada vez mais fascista e a china é um país de semi-escravos. A China já foi socialista, Cuba tentou e a Venezuela nunca foi.

Creio que pessoas como vc devem ter estudado na escola sociológica do Camboja, la´se ensinava que socialismo era um estado onde se repartia a miséria e a igualdade vinha através da pobreza, uma coisa doentia, em que o próprio povo mostrou sua força e varreu isso do país.

Concordo também que o povo deve lutar por uma educação melhor, mas como haver uma educação melhor se o máximo que esta sociedade ensina é como pisar os ouros para conseguir o que quer?

Conheça melhor o Marxismo, reflita o Leninismo, pois Lênin faz grandes observações sobre a economia monopolista internacional (O Imperialismo) e compare a realidade do Brasil com os ensinamentos de Mao Tsetug, quem sabe então vc consiga entender o que é um Estado socialista.

overmatik disse...

Tem tanta coisa errada nesse "artigo" que não dá nem vontade de tentar rebater. E eu que achava que não existiam mais pessoas assim no mundo. O Stalin não foi um porco, pois ele precisaria ter dignidade para ser um porco. Eu hein...

Boca de Caêra disse...

Overmatik, acho que os porcos são aqueles que além de se conformarem com a realidade opressora a sua volta, ainda arrotam sua ignorância como verdade, pois tem medo e preguisa de estudar os fatos na essência.

A acomodação burguesa pode ser sedutora, mas o conhecimento liberta. Busque saber para poder criticar, qual o problema é o seu comodismo ou seu sectarismo que o cega?

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo companheiros. Infelizmente temos uma contra propaganda revolucionária muito grande, onde a criminalização das lutas dos povos é a saída pra esse estado podre e detereorado jogar as massas contra as massas. AS fazendo ficar em meio a uma cortina de fumaça, deixando-os sem perceber a realidade que os assola e expandido o conformismo meio a sociedade.O Estado genocida burguês treme diante da posssibilidade de um levante popular, da tomada do poder e da DITADURA DO PROLETARIADO.
Hasta la victoria siempre!!!

Anônimo disse...

Olá me chamo Daniel.

Amigos. Me perdoem mas vocês misturam demais as coisas. Porquê envolver tantos governos e políticas quando a intenção clara do livro era distinguir a sociedade como um todo.

Os 3 tipos de seres humanos sendo eles os "porcos" aqueles que se utilizam do poder para oprimir os mais humildes. Os "Cães" que são os capitalistas dispostos a tudo por mais algumas moedas em sua conta bancária e as "Ovelhas" que são as pessoas alienadas seja pela mídia pela igreja ou pelo poder que sem questionarem o "porquê" das coisas apenas seguem o líder a caminho de um abismo de sofrimento e opressão.

Nem li o livro mas sou fã de Pink Floyd e ouço o álbum "Animals" quase todos os dias... Foi baseado neste livro e é a interpretação mais livre e preconceitos que já foi feita para este livro. Mesmo que no livro não esteja mencionado a respeito dos "Cães" e "Ovelhas" tudo indica que Roger Waters sabe interpretar obras literárias melhor do que nós.

Lembrem-se que opinião política não se discute, portanto, muito melhor interpretar a obra desta maneira do que quebrar a cabeça pensando que o escritor pode ter feito alusão a este ou aquele governo.

Anônimo disse...

Daniel, mas a afirmação de que "política não se discute" é falso. Primeiro, porque algum assunto não pode ser discutido? Se discutir isso incita problema, significa que é preciso procurar a solução para o mesmo. Não conseguiremos solucionar os problemas de qualquer natureza se não apresentarmos a verdadeira face dos mesmos.

A verdade é que este livro foi criado para, atraves de uma fabúla animalesca, desmerecer os lideres da revolução russa.

Boca de Caêra

R1c@rd0 disse...

Pelo que eu entendi, o livro retrata essa ideia de "Se você quiser conhecer uma pessoa, dê-lhe poder e dinheiro" (Abraham Lincoln)
e eh isto q o album animals do Roger Waters retrata, pois ele estava com o poder 'subindo a cabeça'. Mas nunca eh tarde para se arrepender.

minha interpretaçao

nádia c. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nádia c. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nádia c. disse...

O livro não é conformista, é cético, é muito diferente, é uma distopia, ele começa descrevendo como seria uma sociedade comunista, como todos vivendo em harmonia, e George Orwell acreditava nisso, mas quem está no poder é que corrompe tudo, os animais do livro não se conformam, são alienados pelo próprio governo, não são ensinados a ler, são ameaçados com violência, George Orwell quer denunciar os governos opressores que enganam a população e depois se mostram ditadores, e não dizer para se conformarem, você teve uma interpretação extremista e distorcida. É verdade que é um livro bem cético que não acredita que as coisas podem mudar, mas as coisas não mudam porque os governos não mudam, enquanto tinha um governo que se importava com o povo (bola-de neve) as coisas funcionavam. É uma crítica ao governo e não ao povo. "Pensei em denunciar o mito soviético numa história que fosse fácil de compreender por qualquer pessoa e fácil de traduzir para outras línguas. No entanto, os detalhes concretos da história só me ocorreriam depois, na época em que morava numa cidadezinha, no dia em que vi um menino de uns dez anos guiando por um caminho estreito um imenso cavalo que cobria de chicotadas cada vez que o animal tentava se desviar. Percebi então que, se aqueles animais adquirissem consciência de sua força , não teríamos o menor poder sobre eles, e que os animais são explorados pelos homens de modo muito semelhante à maneira como o proletariado é explorado pelos ricos.” (George Orwell)

Anônimo disse...

Leiam o texto ¿Quién fue realmente George Orwell? - Los mitos orwellianos: de la Guerra Civil española al holocausto soviético, de Albert Escusa.

Alguns comentários do autor desse texto caem como uma luva no comentário acima, como: "Desgraciadamente, influidos por el mito Orwell y por sus escritos sobre algunas cuestiones particulares, preferentemente las referidas a nuestra Guerra Civil, todavía encontramos muchas personas que se dejan arrastrar por un análisis superficial del escritor, por el Orwell aparente."

E algo muito importante para vermos qual é o caráter de George Orwell e o que está nas entrelinhas de sua obra anticomunista:

"¿Qué sucedía aquél año de 1943, mientras Orwell escribía su Animal farm? No era precisamente, como dice
Pepe Gutiérrez “el reparto del mundo”, sino algo bien distinto que nos escamotea: Los nazis hacía dos años
que habían invadido la URSS, exterminando a millones de rusos y arrasando gran parte del país. Había tenido
lugar la mayor batalla de la guerra, Stalingrado, y todavía no se sabía quién vencería en el conflicto, si la
Alemania nazi o la Unión Soviética. Nadie podía predecir con seguridad que el nazismo sería extirpado de
Europa, ni todavía se habían descubierto los campos de exterminio nazis, pero Orwell estaba obsesionado
con sus escritos antisoviéticos. ¿Qué quería plasmar Orwell con su Rebelión en la granja? Nada más ni nada
menos que lo siguiente:
«El propósito específico que Orwell arrojó en ella con sentido de urgencia era el deseo de que explotara el
“myth” de la Unión Soviética, como paradigma de estado socialista»6
Sobran comentarios al respecto. Solamente cabe reflexionar a quién beneficiaba en 1943 esta postura de
Orwell. La victoria fue precisamente conseguida por el pueblo soviético y el Ejército Rojo al precio de
innumerables sacrificios humanos, también fácilmente olvidados en occidente, donde se oculta el verdadero
carácter de la guerra antifascista."

Anônimo disse...

"Uma sociedade comunista, como todos vivendo em harmonia". Visão mais caricata e leiga de comunismo, impossível. No caso do Orwell, não é ignorância mas algo realmente deplorável: má fé.

rudson disse...

Meus parabéns por deturpar, Orwell. A utopia comunista é destruida pelos que tomam o poder.

diniz xavier disse...

rudson disse...

Meus parabéns por deturpar, Orwell. A utopia comunista é destruida pelos que tomam o poder.

falou bem!

pra mim orwell quis dizer que não podemos abrir mão da nossa liberdade por ideal algum.

ah, orwell combateu na guerra civil espanhola