Seja Bem-vindo

BLOG INFORMATIVO

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS REVOLTAS POPULARES NOS PAÍSES ÁRABES



As justas rebeliões populares que vem estourando nos países árabes nos últimos tempos são necessárias, até com certa urgência. É bom que o povo se revolte e vá as ruas impor sua vontade ao Estado, porém é preciso analisar o caráter destas revoltas, que apesar de precisas, ficam apenas para tirar ditadores, mas aceitam manter os mesmos mecanismos políticos e econômicos dos regimes ditatoriais, a diferença se dá apenas na mudança de personagens, na essência a opressão continua a mesma.

Exemplos, qual era a classe que dominava os países da Tunísia e do Egito? E quem é a classe que continua dominando estes países agora, mesmo após a expulsão dos ditadores? A resposta é a mesma classe que antes, a burguesia. O que muda especificamente na estrutura estatal destes países? Nada, a opressão é a mesma, talvez até maior que antes, principalmente para os dirigentes dos movimentos sociais envolvidos.

As rebeliões populares são conseqüência do enfurencimento das massas, porém para se conquistar uma verdadeira revolução é necessário muito mais que isso. É necessário um autêntico partido, onde os elementos mais avançados nas lutas de classes possam dirigir todo o processo com a devida organização, um exército nascido das entranhas dos movimentos populares e uma luta árdua e sem conciliação até a conquista de todos os poderes do velho Estado.

Os levantes têm uma obrigação histórica de acontecerem, o povo clama por isso há muito tempo. A luta não acaba com uma simples troca de personagens do poder, isto não é uma revolução. Revolução é continuar a lutar, entender que a empreitada apenas começou e que só acabará com a vitória da classe proletária.

Um comentário:

Anônimo disse...

Avaluando bem, estas considerações são as mais acertadas sobre as rebeliões, e não revoluções como afirmam alguns.

Parabéns Boca de Caeira, seja lá quem vc for.

Alagoano